Os judocas da Escola de Judo Ana Hormigo marcaram presença no Open de Juniores do Entroncamento no passado dia 16 de novembro, trazendo para casa 4 medalhas, 1 de ouro, 1 de prata e 2 de bronzes.
A judoca Beatriz Grecu, ainda do escalão de cadetes (sub 18), alcançou a medalha de ouro na sua categoria -48 kg. O júnior Afonso Dias alcançou a prata na categoria – 90 kg e Mariana Dias e Giovana Aznar, também do escalão cadetes, alcançaram as medalhas de bronze nas categorias -52kg e -70 kg, respetivamente.
Completaram a equipa albicastrense, Martim Louro (- 66 kg), David Paulo (-73 kg), Lara Honma (-70 kg) e Ema Lourenço (-78 kg). Rodrigo Ribeiro acabou por não participar por falta de peso para os -60 kg.
De salientar que a maioria da equipa da AEJAH é maioritariamente do escalão anterior.
Esta prova sob organização da Associação do Distrito de Santarém e pontuável para o ranking nacional, contou com cerca de 180 participantes, oriundos de várias partes do país.
Os nossos judocas participaram em duas ações organizadas pela Associação Distrital de Judo de Castelo Branco, o Estágio Técnico Associativo e o Treino de Competição Associativo, que decorreram durante toda a manhã de sábado, dia 15 de novembro, nas instalações da Academia de Judo de Castelo Branco.
Estas ações com periodicidade mensal, têm sido realizadas em diversos clubes do distrito de forma a chegar ao máximo de judocas.
O Estágio Técnico Associativo, decorreu das 8 às 10 horas da manhã, com treinadores - preletores Sérgio Carvalho (5º Dan) e Nuno Rosa (3º Dan), da Comissão Técnica Associativa. O objetivo desta ação foi preparar os candidatos a novas graduações e preparar todos os judocas de mais conhecimento técnico ao nível das Katas (formas de demonstração da técnica de judo) e técnica de base.
Seguiu-se o Treino Associativo de Competição, das 10h às 12h, orientado pela olímpica Ana Hormigo e o árbitro internacional João Guerra. O objetivo principal foi a preparação das competições da época 2025/2026, melhorando a componente técnica de competição, e ainda a explicação das regras de arbitragem para o ciclo olímpico Los Angeles 2028, onde o árbitro João Guerra, deixou alguns exemplos práticos.
28 judocas participam no Torneio Infantil Ouriços da Gardunha
09
nov
Competição
Os nossos judocas mais jovens (5 aos 11anos de idade) participaram no passado dia 9 de novembro, no Torneio Infantil Ouriços da Gardunha, realizado no Fundão.
Vinte oito judocas representantes da Escola de Judo Ana Hormigo, dos núcleos de Castelo Branco, Alcains e Retaxo/Cebolais alcançaram 10 ouros, 6 pratas e 12 bronzes.
Num espírito de amizade e aprendizagem, o principal objetivo é o ensino das regras de arbitragem aos jovens atletas, cujo lema do torneio é "Um Pódio para Todos".
Esta competição organizada pela Associação Distrital de Judo de Castelo Branco, reuniu mais de uma centena de judocas do Distrito de Castelo Branco e Guarda.