Maria Inês Bernardino e Afonso Dias conquistam o 5º lugar no Campeonato de Apuramento das Seleções Nacionais Cadetes 2023

fev

Competição , Nacional , Cadetes

Casncadetes 2023A

Os nossos judocas sub 18 participaram no fim-de-semana, 4 de fevereiro 2023, no tão aguardado Campeonato de Apuramento das Seleções Nacionais do seu escalão etário.

A competição decorreu no Complexo Municipal dos Desportos da cidade de Almada, onde dias antes se tinha realizado o prestigiado Grand Prix de Portugal. A comitiva da Escola de Judo Ana Hormigo constituída por 4 atletas e 2 treinadores rumou até Almada para disputar o prova nacional mais aguardada para os Cadetes.

Afonso Dias, na categoria - 81 kg, e Maria Inês Bernardino, na categoria - 48kg, estiveram em destaque tendo chegado aos combates de disputa da medalha de bronze das suas categorias, conquistando, no final, dois honrosos 5º lugares.

Afonso iniciou a competição a vencer os dois primeiros combates frente aos atletas da Casa do Povo de Ronfe e Judo Clube Lisboa. Nos quartos-de-final, o judoca de Castelo Branco foi afastado pelo atleta do Judo Clube de Portimão e remetido para as repescagens. Nessa fase venceu o atleta de Lagos para chegar ao combate de atribuição da medalha de bronze. Aí, Afonso acabou por ceder frente ao atleta de Aveiro (A4JP), classificando-se na 5ª posição entre 22 atletas de todo o país.

Maria Inês Bernardino também iniciou a competição da melhor forma, afastando as atletas do Judo Clube Portimão e da Academia Filipa Cavalleri, nos dois primeiros combates. Na meia-final, Inês foi afastada por uma atleta do Judo Clube Pragal que acabou por remetê-la diretamente para o combate de atribuição da medalha de bronze. A albicastrense realizou o "último" combate de atribuição do 3º lugar com uma vitória, no entanto, de forma inédita, foi chamada horas depois à bancada, para repetir o combate de atribuição do Bronze, devido a um erro de preenchimento de folhas de prova. Sem qualquer aviso prévio, Inês acabou por realizar mais um combate, desta vez com uma derrota frente a uma atleta de Aveiro (A4JP), colocando-a assim no 5º lugar. Curiosamente, ainda na sua categoria de peso, as atletas que viriam a sagrar-se campeã e vice-campeã nacionais, são portuguesas que representam a Suíça, o que não é permitido pelo regulamento de prova em vigor da Federação Portuguesa de Judo.

Carlos Gregório, na categoria - 60 kg com 60 atletas, alcançou 2 vitórias frente aos atletas da Universidade Lusófona e Judo Clube Portimão e duas derrotas frente aos atletas de Leiria (GDSA) e de Mafra (GRGc), na repescagem. Fechou a participação da Escola de Judo Ana Hormigo, Eduardo Sousa, na categoria - 81 kg, que se estreou pela primeira vez neste escalão, com um combate disputado.

Os treinadores José Duarte e Catarina Moura sabiam que estes jovens tinham condições para disputar medalhas, o que se confirmou, ficando agora a vontade de melhorar para os próximos eventos a disputar ainda no mês de fevereiro.